domingo, 31 de março de 2013

O quê fazer caso seu computador seja infectado por um vírus?

Descubra como contornar a situação, se seu computador tenha sido atacado


Você instala um antivírus, navega e se sente seguro na internet, até que de repente uma mensagensinha macabra surge em sua área de trabalho, alertando que um vírus foi detectado no sistema, ou pior você não é alertado, mas seu computador parece instável e lerdo. E agora? Antes de começar a chorar, se desesperar e formatar o PC... espere um pouco.
Enquanto muitos vírus e outros tipos de malwares são criados simplesmente para danificar o computador, muitos outros são utilizados para cometer crimes organizados, roubar número de cartão de crédito e outros dados pessoais. Mas não precisa se assustar, confira as seguir algumas dicas de segurança.

Seu antivírus o alertou sobre a detecção de um vírus

Se você vir uma mensagem popando na área de trabalho, isso é bom. Seu antivírus detectou uma ameaça e pôde removê-la sem maiores problemas.
Esse tipo de mensagem não significa que você tenha tido um vírus rodando no seu computador. Você pode simplesmente ter baixado um arquivo que continha um vírus, e seu antivírus removeu-o antes que ele pudesse ter causado qualquer tipo de dano. Ou, foi detectado um arquivo malicioso em uma página da internet contaminada e seu antivírus cuidou do assunto sem nenhum problema.
Em outras palavras, uma mensagem de "Vírus detectado", que ocorre durante utilização normal do seu computador, não significa que ele tenha sido contaminado alguma vez ou que o vírus tenha sido capaz de danificar sua máquina. Se você ver uma mensagem deste tipo, é provável que tenha visitado uma página contaminada, ou baixado um arquivo danoso. Tente evitar repetir a ação no futuro, mas não se preocupe demais.
Você também pode acessar seu antivírus e checar os logs de quarentena e detecção de vírus, para saber quais foram os tipos de vírus encontrados e quais ações foram tomadas.


Você não está usando um antivírus

Se você é corajoso e não está utilizando um antivírus, e "de repente" seu computador ficou mais lento e instável, é bem provável que você tenha sido contaminado. Isso também pode ocorrer, caso você esteja utilizando um antivírus desatualizado.
Caso você não tenha um antivírus instalado, é melhor instalar um imediatamente. Existem diversas opções gratuitas, entre eles o AVG Antivírus Gratuito 2013 , Avast! Free Antivirus , Avira 2012 - Antivírus Grátis e Microsoft Security Essentials 4 .


 antivírus deve ser capaz de limpar os vírus da máquina e consertar os danos, após a instalação. Se o antivírus não foi capaz de eliminar a infecção em seu sistema, confira abaixo o que fazer para lidar com contaminações mais perigosas.

Você acredita que o antivírus não conseguiu capturar um vírus

Se você já tem um software de antivírus instalado, mas desconfia que tenha um vírus indetectado alojado em seu computador, você pode querer uma segunda opinião de outro antivírus.
Existem diversas opções de scaneamento único, tais como o BitDefender Online Scanner, Avast Online Scanner , F-Secure Online Virus Scanner e ESET Online Scanner.  Esses programas vão utilizar a internet e fazer uma busca rápida por vírus, dispensando o processo demorado da instalação do software.




Não é recomendado ter múltiplos antivírus instalados ao mesmo tempo. Logo, com os scanners online você faz a varredura da máquina, sem ter que desinstalar o seu antivírus favorito.
Se o scanner alertar sobre um possível problema, você pode remover a ameaça utilizando a ferramenta de escaneamento online. Se você tem um vírus que seu antivírus instalado não foi capaz de detectar é melhor removê-lo e instalar outro produto.

Lidando com infecções mais problemáticas

Alguns vírus e outros tipos de malwares cravam suas garras profundamente no sistema, tornando difícil sua remoção. Principalmente se você instalou um antivírus, depois que o vírus tenha infectado seu sistema e tenha tido tempo de rodar livremente, possivelmente baixando outros tipos de malwares.
Bootar em Modo de Segurança pode ajudar. Nesse modo, o Windows não vai carregar aplicativos terceiros (incluindo o vírus). Assim, você conseguirá rodar seu antivírus, sem a interferência do vírus rodando no background do sistema.


Para bootar no Modo de Segurança, reinicie o computador, pressione a tecla "F8" enquanto o computador está bootando. No menu, selecione a opção de boot em Modo de Segurança e pressione "Enter". Execute o antivírus em modo de segurança e reinicie o computador após fazer a limpeza. Caso você não veja o menu com as opções de boot, reinicie seu computador e tente de novo. É provável que você não tenha apertado à tecla F8 no momento correto.
Se mesmo assim, executar o antivírus em modo de segurança não funcionar, você pode tentar bootar a máquina a partir de um CD de segurança do próprio antivírus. Quando você boota pelo Rescue CD, o antivírus utiliza um ambiente limpo e seguro para trabalhar. Ele scaneia seu HD enquanto o vírus está dormente, facilitando a remoção de vírus alojados na máquina. Você pode utilizar o AVG Rescue CD, BitDefender Rescue CD ou F-Secure Rescue CD para realizar essa tarefa.




Informações de Jorge Luiz (JInfo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário