sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Lixo: o que fazer com ele? 1ª Parte

Oieee ! Gente vou estrear o cantinho "Utilidades" falando de um assunto bem interessante e por demais importante : Lixo - Como diminuir e descartar!
Todos nós temos conhecimentos que o acúmulo do lixo hoje em dia tornou-se um problema a nível mundial,  que deixou de ser apenas um pequeno problema e que isso afeta o nosso planeta de tal forma que tem sido o principal vilão  de um desequilíbrio ambiental no planeta.
Depois de ler uma matéria sobre o assunto na revista "Nestlé com Você", resolvi passar algumas dicas necessárias para amenizarmos o problema, que também sabemos sermos os principais causadores desse problema, seja por falta de conhecimento do assunto, por negligência, etc. Precisamos levar em conta que  mesmo que seja um pequeno deslize, levando em consideração que aconteça  milhares de "deslizes" como esses em todo o planeta, só agrava o problema.
Fiquei abismada  quando li a respeito da pesquisa realizada pelo IBGE, de que cada brasileiro produz, em média, 1 tonelada de lixo a cada 3 anos, agora, pára e pensa, sabemos que existem em torno de 95%  de municípios brasileiros que ainda não disponibilizam de aterros sanitários para isolamento do lixo produzido e o resultado disso é o lixo sendo jogado em lixões sem nenhum cuidado, a céu aberto.
Aí vem você e me pergunta: Existe uma solução pra isso?
Claro que sim.
Outra perguntinha básica: Qual e como posso ajudar?
Por isso mesmo que estou vindo falar sobre isso com você, podemos além de reduzir a quantidade de lixo ainda podemos nos valer da reciclagem, da coleta seletiva, selecionando de acordo com o material.
E para isso a revista da Nestlé deixou algumas dicas espetaculares, cuidados que devemos ter com os alimentos, embalagens, sacolas plásticas, baterias de celulares e pilhas, lixo eletrônico, lâmpadas e óleo de cozinha.
Claro que eu não me satisfiz e também parti em busca de mais informações sobre o assunto, encontrei tanta coisa, valiosas dicas como o saquinho de jornal para lixo, mas esse aí eu irei postar lá na seção "Tutoriais Diversos".
Então gente, é isso aí, na próxima postagem  começaremos com a dica do que podemos fazer fazer para contribuir para a melhoria de vida do nosso planeta citando o que podemos fazer com os alimentos.
Me aguarda que você vai gostar muito.
Bjuus docinhos pra vocês!


Nenhum comentário:

Postar um comentário